Nome do curso: Introdução à Libras
Descrição do curso: Introdução à Libras é um curso que objetiva ensinar noções teóricas básicas sobre a Língua Brasileira de Sinais. Tal curso, desenvolvido pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES, é fundamentado nos valores institucionais de comprometimento com a inclusão e diversidade e na promoção da inclusão e acessibilidade comunicacional estabelecidas nas Leis 10.098/2000, 10.436/2002 e 13.146/2015, além das regulamentações da Lei 10.436/2002, previstas nos Decretos 5626/2005 e 9656/2018.
Carga horária: 30 horas
Idioma: Português
Nível de dificuldade: Básico
Professores/Instrutores: Philipe Domingos
Público-alvo: Este curso é destinado à pessoas que estão iniciando o aprendizado ou já possuem certo conhecimento básico sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras.
Requisitos técnicos: Não há requisitos técnicos para a realização do curso.
Pré-requisitos para o curso: Não há.
Conteúdos:
- COMO SURGIRAM AS LÍNGUAS DE SINAIS
- A LIBRAS É UMA LÍNGUA
- MITOS SOBRE AS LÍNGUAS DE SINAIS
- LEGISLAÇÃO E LIBRAS
- O FUTURO DA LIBRAS
Metodologia: Os conteúdos estão dispostos de maneira que o cursista possa estudá-los progressivamente. A cada unidade, há um pequeno texto base e uma aula expositiva que se complementam na abordagem da temática. O acesso a novos conteúdos são condicionados ao estudo dos conteúdos que os precedem. Há também links para a internet, material complementar e um pequeno glossário, para que o aluno possa compreender melhor os conceitos abordados. Para a socialização de conhecimentos e finalização do curso, há um fórum onde os alunos precisam apresentar possibilidades para o fortalecimento da Libras a partir dos conteúdos abordados. O curso não possui tutoria e deve ser realizado de maneira autônoma pelo aluno.
Processo de Avaliação: A avaliação se dá por meio da realização de questionários de correção automática ao final de cada bloco. O acesso aos questionários é condicionado ao estudo dos conteúdos da unidade e, por sua vez, o acesso à próxima unidade é condicionado à realização do questionário. Juntos, esses questionários totalizam 100 pontos. Para obter aprovação, o cursista deverá cumprir os requisitos curso, que envolvem o avanço no desbloqueio das restrições por meio da realização das atividades solicitadas e alcance 60% da nota máxima no curso, constituída da soma de todas as atividades avaliativas realizadas.
- Professor: Philipe Domingos