O curso aberto o Mooc de Mary Keller é uma referência à irmã Mary Kenneth Keller, a freira que foi a primeira mulher a se tornar doutora em Ciência da Computação e que se destacou na história da computação por atentar para o uso educacional do computador em tempos em que a computação servia prioritariamente aos interesses de guerra. Dentro de uma proposta educacional de formação de professores da área tecnológica, o Mooc de Mary Keller: Robótica Educacional se apresenta como um curso a distância destinado a formar professores em Robótica Educacional, baseando nos conceitos do pensamento computacional para mudança de prática.
O Mooc de Mary Keller: Robótica para Educadores têm como objetivo promover uma reflexão e reorientação para estratégias de inovação nas práticas educativas e prepará-los quanto a utilização da aprendizagem criativa por meio do pensamento computacional, da programação e de pequenos projetos robóticos através de diversos recursos contemplados no cotidiano.
Nome do curso: MOOC de Mary Keller: Robótica para Educadores.
Carga Horária: 60 horas.
Idioma: Português
Nível de dificuldade: Intermediário
Público-alvo: Professores de Educação Básica, médio, técnico e superior (não exclusivamente), qualquer pessoa que queira aprender os conhecimentos de robótica educacional.
Requisitos Técnicos: Necessário ter acesso à internet. Poderá ser acessado via smartphone ou computador.
Pré-requisitos para o curso: Sugerimos como pré-requisitos ter conhecimentos prévios dos conceitos básicos de pensamento computacional.
Conteúdo:
- Contexto histórico das mulheres na computação, em especial Mary kelley;
- A história da robótica com ênfase na educação;
- Estratégias para ensinar robótica: BNCC, Metodologias Ativas e pilares da educação;
- Conceitos básicos da eletrônica, noções para mecânicas e introdução ao pensamento computacional;
- Ferramentas para Ensinar Robótica;
- Pilares do Pensamento Computacional
- Projetos robóticos integrados.
Metodologia: O curso apresenta-se no formato de oficinas, em que o participante é convidado a conhecer os elementos importantes para ensinar robótica para desenvolver atividades relacionadas à mudança de prática.
Processo de Avaliação: O cursista será avaliado por meio de atividades avaliativas de autocorreção ao longo de cada unidade que totalizam 100 pontos. A unidade seguinte só será acessada após a conclusão da unidade anterior. Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar 60% da nota máxima no curso, constituída da soma de todas as atividades avaliativas realizadas.
- Gerente: Vanessa Battestin
- Professor: Márcia Gonçalves de Gonçalves de Oliveira
- Professor: Jussara Pinto Pancieri