Opções de inscrição

Descrição do curso: Este curso tem por objetivo auxiliar profissionais da educação apresentando ferramentas tecnológicas capazes de apoiar o dia a dia sobre o uso inovador e/ ou criativo de tecnologias digitais no planejamento das atividades pedagógicas não presenciais e de aulas online referente ao ensino híbrido.

Carga horária: 60 horas

Idioma: Português

Nível de dificuldade: Básico

Professores/Instrutores:

Público-alvo: Educadores e futuros educadores que tenham interesse em conhecer as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e  agregar novas experiências com o uso dessas ferramentas. no processo de ensino-aprendizagem quanto a inovação e a criatividade em sala de aula e/ ou virtualmente em atividades remotas como Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) e/ou aulas online do ensino híbrido.

Requisitos técnicos: Necessário ter acesso à internet. Poderá ser acessado via smartphone ou computador.

Pré-requisitos para o curso: Não há pré-requisitos.

Conteúdos:

  • Visão geral sobre as mudanças na educação do século XXI;
  • Informação geral sobre o uso de  ferramentas digitais gratuitas;
  • Uso de inovação e criatividade aliado às tecnologias digitais para o fortalecimento das APNPs e aulas de ensino flexível híbrido.

Metodologia: 

O curso propõe uma metodologia que contempla momentos de estudos individuais e atividades baseadas em autoinstrução como estudos dirigidos, jogo da memória sobre as ferramentas digitais e questionários online. Além destas tarefas haverá momentos de reflexão individual sobre a sua prática. Os conteúdos podem ser estudados de forma livre e estão disponíveis em forma de vídeo tutoriais e material complementar (links, vídeos e textos considerados relevantes).

Os cursistas têm à disposição o blog https://ictecdigedu.blogspot.com/ para troca de informações e colaboração no caso de dúvidas, aprendendo uns com os outros e colaborando ativamente na construção do conhecimento.

Este curso não possui tutoria.

Processo de avaliação: 

A avaliação da aprendizagem é constituída de 1 (uma) atividade avaliativa no formato de questionário e de associar a ferramenta digital à sua descrição valendo 100 pontos.

Haverá, também, atividades formativas práticas propostas ao longo do curso que não serão pontuadas.

Para obter aprovação, o cursista deve alcançar 60% da nota máxima no curso.

Autoinscrição (Estudante)