O curso Mooc de Lovelace de Robótica Educacional é um curso de Introdução à Robótica desenvolvido como uma ação de chamada de mulheres para as carreiras de computação do Projeto Corte de Lovelace dentro da proposta do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação de atrair mais mulheres para a computação. O curso não é exclusivo para mulheres e, por isso, incentiva a participação de todos e todas que queiram aprender robótica e apoiem as ações de incentivo à maior participação feminina nas carreiras de computação. Os diferenciais desse curso em relação a outros cursos de robótica são os seguintes: uso de vídeo aulas explicando conteúdos e conceitos, aprendizagem baseada em mecanismos, fórum "um ao outro ajudou" para compartilhamento de dúvidas, atividades orientadas ao desenvolvimento de habilidades e atividades gamificadas.
- Nome do curso: Mooc de Lovelace: Robótica Educacional
- Descrição do curso: Curso introdutório de robótica educacional
- Carga Horária: 60 Horas
- Idioma: Português
- Nível de dificuldade: Intermediário
- Professores/Instrutores: Márcia Gonçalves de Oliveira, Jussara Pinto Pancieri e Giovani Zanetti Neto.
- Participação especial: Bruno Porto, Fábio Siqueira e Guilherme Barbarioli.
- Público-alvo: Alunos do anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, profissionais do setor público e privado, comunidade em geral;
- Requisitos técnicos: Computador com acesso a Internet, softwares Arduído IDE, entre outros.
- Pré-requisitos para o curso: Conhecimentos de informática básica
- Conteúdos:
- Preparação - Introdução à Robótica (História, Recursos, Conceitos); Mecanismos da Mecânica, da Eletricidade, Mecanismo da Programação, Design;
- Experimentação - Práticas de projetos robóticos utilizando os mecanismos;
- Olimpíada Científica - Práticas de projetos utilizando os mecanismos e conteúdos transversais.
- Metodologia:
O curso é organizado em três etapas:
O curso é organizado em três etapas: Preparação, Experimentação e Olimpíada Científica de Robótica. Na preparação, o objetivo é familiarizar-se com os mecanismos robóticos e com alguns exemplos apresentados nas vídeos-aulas a fim de testar os conceitos compreendidos por meio das questões de correção automática. Na etapa experimentação, o objetivo é conhecer mais a fundo o processo de construção dos projetos robóticos, os mecanismos a serem utilizados e reproduzir à prática a fim de desenvolver as habilidades dos conceitos tecnológicos: Compreensão do mecanismo, associação dos conceitos, revisão da estrutura, construção de projetos, análise de erros, racionício lógico e reflexão da prática. Na etapa da olimpíada científica de robótica, o objetivo é promover um olhar mais voltado para as habilidades dos conceitos transversais: Compreensão do problema, assimilação entre o mecanismo robótico e os temas transversais e racionício lógico.
Cada unidade instrucional da etapa de preparação será composta por uma apresentação dinâmicas contendo vídeo-aulas, janelas adicionais com conteúdo para sabia mais e junto com três perguntas. Na etapa de experimentação, apresentação dinâmicas contendo vídeo-aulas, janelas sabia mais e conceito dos projetos robóticos. Após estudo dos materiais, os alunos serão convidados a colaborarem com a expansão do conhecimento do curso através de provas técnicas e criativas da olimpíada cientifica de robótica. As provas técnicas consistirão na apresentação de situação problema num contexto atual envolvendo conceitos transversais. Já as provas criativas consistirão de atividades de livre expressão de domínio de conhecimentos.
As atividades das etapas de preparação, experimentação e olimpíada científica de Robótica conferem títulos de nobreza da Corte de Lovelace: Lady/Lord, Baronesa/Barão, Viscondessa/Visconde, Condessa/Conde, Marquesa/Marquês, Duque/Duquesa.
- Processo de avaliação: Perguntas relativas aos conteúdos apresentados nos vídeos, projetos criativos e técnicos, e questionários de conhecimentos dos mecanismos robóticos.
- Professor: Márcia Gonçalves de Gonçalves de Oliveira
- Professor: Jussara Pinto Pancieri
- Professor: Giovani Zanetti Neto