Opções de inscrição

O curso aberto o Mooc de Mary Keller é uma referência à irmã Mary Kenneth Keller, a freira que foi a primeira mulher a se tornar doutora em Ciência da Computação e que se destacou na história da computação por atentar para o uso educacional do computador em tempos em que a computação servia prioritariamente aos interesses de guerra. Dentro de uma proposta educacional de formação de professores da área tecnológica, o Mooc de Mary Keller: Robótica Educacional se apresenta como um curso a distância destinado a formar professores em Robótica Educacional, baseando nos conceitos do pensamento computacional para mudança de prática.

O Mooc de Mary Keller: Robótica para Educadores têm como objetivo promover uma reflexão e reorientação para estratégias de inovação nas práticas educativas e prepará-los quanto a utilização da aprendizagem criativa por meio do pensamento computacional, da programação e de pequenos projetos robóticos através de diversos recursos contemplados no cotidiano.

Nome do curso: MOOC de Mary Keller: Robótica para Educadores.

Carga Horária: 60 horas.

Idioma: Português

Nível de dificuldade: Intermediário

Público-alvo: Professores de Educação Básica, médio, técnico e superior (não exclusivamente), qualquer pessoa que queira aprender os conhecimentos de robótica educacional.

Requisitos Técnicos: Necessário ter acesso à internet. Poderá ser acessado via smartphone ou computador.

Pré-requisitos para o curso: Sugerimos como pré-requisitos ter conhecimentos prévios dos conceitos básicos de pensamento computacional.

Conteúdo:

  • Contexto histórico das mulheres na computação, em especial Mary kelley;
  • A história da robótica com ênfase na educação;
  • Estratégias para ensinar robótica: BNCC, Metodologias Ativas e pilares da educação;
  • Conceitos básicos da eletrônica, noções para mecânicas e introdução ao pensamento computacional;
  • Ferramentas para Ensinar Robótica;
  • Pilares do Pensamento Computacional
  • Projetos robóticos integrados.

Metodologia: O curso apresenta-se no formato de oficinas, em que o participante é convidado a conhecer os elementos importantes para ensinar robótica para desenvolver atividades relacionadas à mudança de prática.

Processo de Avaliação: O cursista será avaliado por meio de atividades avaliativas de autocorreção ao longo de cada unidade que totalizam 100 pontos. A unidade seguinte só será acessada após a conclusão da unidade anterior. Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar 60% da nota máxima no curso, constituída da soma de todas as atividades avaliativas realizadas.

 

Autoinscrição (Estudante)