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Nome do curso: Educador Maker: ensino 'mão na massa'

Descrição do curso: Este curso tem como objetivo geral formar educadores capazes de reconhecer e integrar características da cultura maker na educação, utilizando a tecnologia como meio e não fim do processo de aprendizagem, a fim de atender as demandas da educação do século XXI.

Carga horária: 30 horas

Idioma: Português

Nível de dificuldade: Intermediário

Professores/instrutores

  • Marcos Vinícius Forecchi Accioly - Ifes; 
  • Profa. Dra. Marize Lyra Silva Passos - Ifes; 
  • Profa. Dra. Mariella Berger Andrade - Ifes.

Público alvo: profissionais da área de educação que tenham interesse em trabalhar a cultura maker no ensino.

Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet. 

Pré-requisitos para o curso: Este curso não possui pré-requisitos.

Conteúdos

1. Como ser um educador maker

a. A história da cultura maker e seu contexto atual
b. A educação do século 21 e a cultura maker
c. Práticas para educadores com cultura maker

2. A cultura maker e a sala de aula

a. Conceitos a se observar: aprendizagem centrada no aluno, aprender fazendo, projetos
desafiadores e valorização do erro
b. Os espaços maker: a sala de aula como um espaço maker
c. Práticas sugeridas para a sala de aula sobre cultura maker

3. O ensino de ciências e a cultura maker

a. Como utilizar a cultura maker no ensino de ciências
b. Criando e acompanhando projetos maker
c. Reflexões sobre o ensino de ciências e a cultura maker

4. Compartilhando práticas maker na educação

a. Exemplos e casos de sucesso
b. Outras fontes de inspiração

Metodologia

O acesso ao curso é feito através de cadastro e criação de perfil para o Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde todo material está disponibilizado.

Os conteúdos a serem estudados de forma livre pelo cursista estão disponíveis em forma de videoaulas e material complementar (links, vídeos e textos considerados relevantes para seus estudos).

Para promover o aprofundamento das discussões, o aluno terá fórum de discussão à disposição no ambiente virtual. Neles, ele poderá discutir os conteúdos disponibilizados, além da possibilidade de troca de informações e conhecimentos. 

Este curso não possui tutoria. 

 

Processo de Avaliação

A avaliação da aprendizagem é constituída de duas atividades avaliativas no formato de questionário e dois jogos avaliativos ao longo do curso.

Para obter aprovação, o cursista deve alcançar 60% da nota máxima no curso, constituída da soma de todas as atividades avaliativas realizadas ao longo do curso e o envio da atividade final nos termos estabelecidos.  

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