Nome do curso: Metodologias Ativas: Instrução por Pares
Descrição: Este curso tem como objetivo auxiliar profissionais e futuros profissionais da área de educação a refletirem sobre o uso do método de ensino Instrução por Pares para promover maior engajamento dos alunos e atender as demandas do século XXI.
Carga horária: 30 horas
Idioma: Português
Nível de dificuldade: Básico
Professores/Instrutores:
- Profa. Dra. Marize Lyra Silva Passos - Ifes
- Profa. Dra. Mariella Berger Andrade - Ifes
Público-alvo: educadores e futuros educadores que tenham interesse em conhecer os princípios básicos do método de ensino Instrução por Pares para que possam planejar suas aulas de uma forma que engajem e motivem os alunos.
Requisitos técnicos: Necessário ter acesso à internet. Poderá ser acessado via smartphone ou computador.
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos.
Conteúdos
- Origem e Pilares do método de ensino Instrução por Pares;
- Momentos do método de ensino Instrução por Pares:
-
- Pré-aula
- Aula
- Pós-aula
- Compartilhamento de ideias sobre o uso do método de ensino Instrução por Pares.
Metodologia
O curso propõe uma metodologia que contempla momentos de estudos individuais e atividades baseadas em autoinstrução como estudos dirigidos e questionários online, seguidos de momentos com atividades que levam o cursista à reflexão individual sobre sua prática e atividades práticas em espaço coletivo com atividade de compartilhamento de práticas ligadas ao uso do método de ensino Instrução por Pares.
Os conteúdos podem ser estudados de forma livre pelo cursista e estão disponíveis em forma de vídeo tutoriais e material complementar (links, vídeos e textos considerados relevantes).
Os cursistas têm à disposição um espaço de fórum colaborativo para troca de informações e colaboração no caso de dúvidas, aprendendo uns com os outros e colaborando ativamente na construção do conhecimento.
Este curso não possui tutoria.
Processo de Avaliação
A avaliação da aprendizagem é constituída de três atividades avaliativas no formato de questionário que valem 100 pontos.
Terá, também, atividades formativas práticas propostas ao longo do curso e postadas em fóruns específicos. Estas atividades não serão pontuadas, mas garantiram emblemas aos alunos que as fizerem.
Para obter aprovação, o cursista deve alcançar 60% da nota máxima no curso, constituída da média de todas as atividades avaliativas pontuadas realizadas ao longo do curso.
- Professor: Mariella Berger Andrade
- Professor: Marize Lyra Silva Passos