Nome do curso: Metodologias Ativas: Ensino Híbrido
Descrição: Este curso tem como objetivo auxiliar profissionais da área de educação e demais profissionais a conhecerem as possibilidades oferecidas pelo ensino híbrido e como este pode estar presente em sua prática pedagógica.
Carga horária: 30 horas
Idioma: Português
Nível de dificuldade: Básico
Professores/Instrutores:
- Profa. Dra. Marize Lyra Silva Passos - Ifes
- Profa. Dra. Mariella Berger Andrade - Ifes
Público-alvo: educadores e futuros educadores que tenham interesse em conhecer os princípios básicos do Ensino Híbrido para que possam planejar suas aulas de uma forma que engajem e motivem os alunos.
Requisitos técnicos: Necessário ter acesso à internet. Poderá ser acessado via smartphone ou computador.
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos.
Conteúdos
- O Ensino Híbrido;
- Pilares do Ensino Híbrido;
- Modelos de Ensino Híbrido:
- Compartilhando ideias de uso do Ensino Híbrido em sala de aula.
Metodologia
O curso propõe uma metodologia que contempla momentos de estudos individuais e atividades baseadas em um webquest como estudos dirigidos e questionários online, seguidos de momentos com atividades que levam o cursista à reflexão individual sobre sua prática e atividades práticas em espaço coletivo.
Os conteúdos podem ser estudados de forma livre pelo cursista e estão disponíveis em forma de vídeo tutoriais e material complementar (links, vídeos e textos considerados relevantes).
Os cursistas têm à disposição um espaço de fórum colaborativo para troca de informações e colaboração no caso de dúvidas, aprendendo uns com os outros e colaborando ativamente na construção do conhecimento.
Este curso não possui tutoria.
Processo de Avaliação
A avaliação da aprendizagem é constituída de três atividades avaliativas no formato de questionário que valem 100 pontos.
Terá, também, atividades formativas práticas propostas ao longo do curso e postadas em fóruns específicos. Estas atividades não serão pontuadas, mas garantiram emblemas aos alunos que as fizerem.
Para obter aprovação, o cursista deve alcançar 60% da nota máxima no curso, constituída da soma de todas as atividades avaliativas pontuadas realizadas ao longo do curso.
- Professor: Mariella Berger Andrade
- Professor: Marize Lyra Silva Passos
- Professor: Danielli Veiga Carneiro