Opções de inscrição

Nome do curso: Moodle para Educadores

Descrição do curso: O curso proporciona o conhecimento básico necessário para a edição de salas virtuais para cursos ou disciplinas na modalidade à distância ou para apoio à modalidade presencial. Apresenta a parte instrucional que orienta à produção da sala virtual com inserção de recursos e atividades e também busca levar o educador a uma reflexão sobre o potencial construcionista do Moodle como suas potencialidades para a realização de aulas com atividades colaborativas, bem como as possibilidades de acompanhamento e avaliação da aprendizagem. O curso foi elaborado em nível básico e a partir da versão Moodle 3.1 (Tema Essential) utilizada pelo Ifes em 2019.

Carga horária: 60 horas

Idioma: Português

Nível de dificuldade: Básico

Público-alvo: Servidores do Ifes e qualquer profissional da educação que necessite criar salas virtuais para cursos; disciplinas; projetos de pesquisa ou extensão; comissões; oficinas e outros fins educacionais.

Requisitos técnicos: Computador e acesso à internet. O estudo pode ser feito por meio de smartphone, mas algumas atividades requerem o uso de computador com editor de texto.

Pré-requisitos para o curso: Conhecimentos básicos em informática e editores de texto

Conteúdos:

Introdução ao Moodle

Gerenciamento de sala virtual no Moodle 3.1 do Ifes

Publicação de conteúdo 

  • Inserir e configurar recursos

  • Recursos de Acessibilidade utilizados no Ifes

  • Editor de texto do Moodle: Edição, inserção de vídeo e imagens

Criação de Atividades

  • Inserir e configurar atividades

Acompanhamento e avaliação da aprendizagem

  • Formas de acompanhamento e feedback 

  • Avaliação de atividades

  • Acompanhamento de Conclusão

  • Bloco Barra de Progresso

  • Relatórios

  • Livro de notas

Metodologia: 

O curso propõe uma metodologia que contempla momentos de estudos individuais e atividades baseadas em autoinstrução como estudos dirigidos e questionários online, seguidos de momentos com atividades que levam o cursista à reflexão individual sobre sua prática e atividades práticas em espaço coletivo com atividade de construção de sala virtual a ser realizada em sala específica, na qual o cursista tem papel de editor no Moodle e pode praticar de forma livre e criativa os conteúdos desenvolvidos no curso. Este curso não possui tutoria.

Autoinscrição (Estudante)